30 maio 2013


Vivemos com tanta necessidade de falar o que sentimos e esquecemos do quanto o silêncio também pode falar. Aquele momento quieto após um pedido inesperado, ou quando recebemos alguma notícia maravilhosa e ficamos sem palavras.
Tem pessoas que conseguem falar que nos amam apenas com o olhar. Expressam o carinho e o cuidado apenas com gestos, sem precisarem falar nada pra que sintamos isso. Inúmeras vezes me pego esbanjando sorrisos sozinha em meio ao silêncio, lembrando de momentos que me trouxeram tanta felicidade. Piscar os olhos de forma diferente, mexer no cabelo, coçar o nariz, ficar parado,troca de olhares.. gestos falam por nós. As palavras muitas vezes nos complicam. Em alguns momentos eu gostaria de ser entendida apenas em silêncio, porque parece que o que eu digo muitas vezes não tem efeito.
Bom seria se os pensamentos pudessem ser interpretados. Quantas vezes eu quis dizer algo, mas quando abri a boca as palavras saíram completamente diferentes do que eu tinha em mente?
Quantas vezes o medo bloqueia as palavras e não conseguimos falar nada?
É nessa hora que o silêncio age. Quando travamos, quando não conseguimos nos expressar, quando ficamos tão nervosos perto de alguém. Nesses momentos o silêncio fala por nós e consegue dizer muito mais do que gostaríamos de dizer.
Apesar do silêncio falar o que deixamos nas entrelinhas, ele não substitui as palavras ditas. Não dá pra deixarmos tudo nas mãos dele. As palavras tem o seu lugar e seu efeito.
O que eu posso concluir é que o silêncio grita em nós as palavras que não temos coragem de dizer.
O silêncio faz os pensamentos ficarem à flor da pele.
O silêncio nos abraça com a expectativa de se transformar em palavras.
O silêncio é escandaloso, mas permanece calado pra não se comprometer. Mas o silêncio é covarde, porque tem medo de ser ouvido e rejeitado.
Então apesar do silêncio ter a sua beleza, eu prefiro as palavras ditas, porque apesar de tudo, elas tem coragem de se expor e serem ouvidas, mesmo correndo o risco de serem rejeitadas e mal interpretadas.

0 comentários:

Fan Page

Tecnologia do Blogger.

Menu!

Seguidores

Pesquisar este blog